Para aumentar sua quantidade de leads e multiplicar suas vendas com Marketing Digital, você terá que aprender como criar uma landing page em algum momento!
Mas o que é uma “landing page”?
A gente pode pensar em uma landing page como uma página altamente otimizada para converter visitantes em clientes em potencial!
Essa ferramenta é tão poderosa quando se trata de aumentar a taxa de conversão das empresas — a proporção de quantas pessoas passam de desconhecidas a contatos e depois para compradoras —, que as landing pages se tornaram a pedra filosofal do Marketing Digital.
Só que, para mandar bem na transformação de curiosos em barras de ouro, você deve saber direitinho:
O que é landing page;
Como criar uma landing page;
E exemplos de landing pages!
Se a sua empresa precisa gerar mais leads para explodir sua previsão de faturamento, continue lendo — você está no guia certo!
A origem das Landing Pages
Traduzindo literalmente “landing pages” do inglês, admito que o termo perde um pouco do impacto — “páginas de aterrissagem” seria o equivalente no Brasil!
Apesar de não soar tão instigante quanto a versão americanizada, essa tradução literal faz sentido porque:
Uma landing page é a página onde um visitante “aterrissa” e realiza alguma ação, como preencher um formulário, fazer uma compra, assinar uma newsletter ou baixar um recurso;
E a landing page é otimizada de um jeito que o visitante não tem outra opção a não ser se tornar um lead ou comprar um dos seus produtos ou serviços!
Seria o equivalente a encurralar seu potencial cliente, mas sem coagi-lo negativamente, uma vez que a landing page é tão bem montada que o lead sempre sai ganhando nessa troca!
Eu digo “troca” porque, para um visitante se tornar um lead, ele precisa registrar no seu banco de dados uma forma de contato direta com ele (geralmente o nome, um endereço de e-mail ou número de telefone).
Um lead só faz isso quando você oferece algo de valor tão grande ou maior quanto a permissão que ele dá para você se comunicar diretamente com ele!
No Marketing Digital, o jeito mais eficiente de levar valor a uma pessoa é através do Marketing de Conteúdo: a criação de materiais em texto, gráfico, áudio ou vídeo, capazes de mudar a vida do seu público ideal para melhor!
Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes
Seguindo os passos da Microsoft quando, lá em 2003, precisava de um jeito de angariar mais leads e aumentar as baixíssimas vendas do pacote Office, a gente cria landing pages visando o sucesso dos visitantes.
Se um conteúdo no seu site é capaz de mudar a vida de alguém, deixar com você um e-mail de contato em troca desse material é um preço minúsculo a pagar por uma vida (ou carreira) melhor!
O que é Landing Page?
Landing page é uma página otimizada para conversão que possui apenas uma ação possível: gerar leads ou vendas.
Essa mudança de conceito ocorreu junto da evolução da publicidade digital, somada à popularização de estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing e o Marketing Direto.
Sendo assim, quando você clica em um anúncio, em uma campanha de E-mail Marketing ou em banners, por exemplo, e é direcionado para uma página que não possui um menu (e, geralmente, qualquer link externo ou interno), então você é encaminhado para uma landing page.
Exemplo de landing page
Quando a página de destino — a expressão mais utilizada em português — não tem por objetivo a venda online, ela possuirá um formulário para gerar algum tipo de conversão, como, por exemplo:
Pedido de orçamento (ou contato comercial);
Acesso a algum conteúdo ou material (catálogos, estudos de caso, e-books, planilhas, etc.);
Assinatura de newsletters.
Como transformar Landing Pages em Vendas
Aprenda no Manual do Inbound Marketing!
Nome *
Email *
Acessar Gratuitamente
should_not_change
Qual o objetivo de uma Landing Page?
Diferente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente.
A ideia é despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como nos exemplos citados acima.
Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões, e é por isso que se diferenciam das outras páginas de um site. Para isso, a página deve ser clara, precisa e organizada, oferecendo realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial!
Dica: Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!
Qual a relação das Landing Pages com os resultados?
As landing pages impactam diretamente o sucesso de uma estratégia de vendas no Marketing Digital porque elas não dão outra alternativa ao possível cliente!
Para se beneficiar do conteúdo, produto ou serviço que você apresenta:
Ou o visitante entra em contato com você em troca da solução que ele precisa;
Ou ele dá permissão para sua marca entrar em contato com ele em troca da resolução de um problema ou desejo;
Ou ele sai de mãos vazias, mas com a percepção de que o problema que ele enfrenta é muito maior do que antes e que há uma solução que só a sua empresa oferece (o que o inclina a retornar para você na hora de tomar uma decisão)!
Para esses efeitos de aumento de conversões e vendas, você precisa de conhecimento prático sobre:
Preparar uma estratégia específica para as landing pages levando em consideração a psicologia do seu público e as fases da jornada de compra que ele percorre;
Criar um layout atrativo através do Neuromarketing e do Design para ressaltar a transformação que o lead receberá ao se envolver com a sua marca;
E desenvolver um texto instigante (também chamado de “copy”) capaz de tirar o lead da observação passiva da página e fazê-lo agir através de CTAs — “Call to Action” ou “Chamadas para Ação” em português.
É somente através dessa manipulação meticulosa de cada elemento em uma landing page (da estrutura visual até a redação persuasiva) que você conseguirá fazer com que um visitante aja na direção dos seus objetivos!
Esse guia da Orgânica está aqui justamente para você entender quais são as melhores práticas para maximizar suas chances de converter meros desconhecidos em clientes satisfeitos e recorrentes