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Da tinta ao pixel: tudo sobre a evolução do Marketing

Em essência, o Marketing Digital não é diferente do Marketing Tradicional!

O que muda é o contexto no qual essa metodologia de vendas é usada para adaptar o seu negócio ao mercado e fazê-lo vender muito mais!

A evolução do Marketing tem início nas sociedades mais primitivas da humanidade e se prova indispensável até hoje para a lucratividade de qualquer empresa — principalmente pela Internet!

Isso acontece porque é a habilidade que o Marketing tem de se adaptar às diferentes épocas, tecnologias e contextos socioeconômicos ou culturais, o grande trunfo dele — capaz de:

Multiplicar as vendas;
Impactar o público certo em menos tempo;
E gastar menos para lucrar mais!
Este texto é um mergulho no oceano das técnicas e nas prioridades das indústrias na história do comércio, acompanhando a evolução do Marketing 1.0 até o nosso atual Marketing 5.0 — e, com certeza, para muito além

O futuro do Marketing hiperconectado está só começando — e você já tem todas as ferramentas que precisa para surfar nessa onda junto com as marcas mais bem-sucedidas do mercado!

Não fique só olhando — corra para o mar e venha nadar com a gente!

E pode ficar tranquilo: este texto servirá como a sua prancha e o seu colete salva-vidas!

Marketing: dos fundamentos às novas tendências
As primeiras tentativas de atrair o público e comunicar o diferencial de um produto ou serviço foi a propaganda boca a boca: os vendedores nos mercadões defendiam as próprias ofertas com unhas e dentes, e gritavam por espaço em uma era tão antiga quanto a própria civilização!

Depois que a Revolução Industrial facilitou a produção em massa de todo tipo de bem (do papel, às roupas e às outras tecnologias), os jornais, as revistas, os rádios e as televisões trouxeram um jeito mais sutil — só que infinitamente mais impactante — de acertar em cheio o cliente perfeito!

Quando a Internet juntou quase toda a população do planeta em um só “mercadão”, o Marketing deu um passo além: ele passou a ser usado para entender o comportamento do público e prever as ações dele, para então guiá-lo pelo caminho mais satisfatório (e mais curto) e assim convencê-lo a comprar!

Dá para notar que, no fundo, o Marketing continua tendo o mesmo fundamento: vender mais, melhor, de um jeito expansível e sustentável.

A diferença fica apenas na tecnologia usada para adaptar as iniciativas da empresa ao cenário socioeconômico vigente, e o contexto cultural necessário para despertar uma ação no público: a de comprar!

Panorama da evolução do Marketing
A resiliência do Marketing vai muito além de “resistir” às mudanças das estratégias mais tradicionais (de tinta e papel) até a era analógica (dos rádios e televisores) ou à digital, na qual a gente se encontra (no universo da Internet e da comunicação instantânea).

Essa disciplina de otimização dos planejamentos que levam à autoridade de uma marca se mantém forte porque alimenta as inovações que moldam as estratégias fundamentais para promover e vender (seja uma ideia, um produto ou um serviço) usando essas mudanças de cenário ao próprio favor!

Significa que as táticas que têm origem no Marketing sempre se adaptarão:

Às necessidades de um negócio, produto ou serviço;
Ao ambiente no qual tal negócio se encontra;
E na expectativa do público em relação a eles.
Como a missão do Marketing tem mais a ver com impactar o público e convencê-lo a realizar uma ação ou pensar de um jeito diferente por consequência disso, cada veículo de comunicação, em cada época, é explorado em sua totalidade por essa metodologia que à primeira vista parece fria e distante — mas que é quente e humanizada justamente porque se molda à língua da audiência!

Se, na década de 1950, os jornais e as revistas eram as maiores fontes de expressão, consumo e diálogo entre (ou apenas dentro de) diferentes culturas e tribos, tudo que o Marketing precisava fazer era executar as estratégias de convencimento e de fascinação do público por entre as páginas físicas: pelos assuntos de maior interesse daquele público.

Mas você estaria enganado se pensasse que o Marketing é uma disciplina moderna!

Uma série de evidências arqueológicas mostram como a metodologia de publicidade, branding e convencimento por parte de diferentes tipos de comércios, foram usados na Pompéia, China e até em civilizações pré-literadas!

Por mais que o termo “Marketing” só viria a ser aplicado oficialmente para descrever as táticas de atração e de conversão dos públicos em consumidores no século XIX, onde quer que houvesse um mercado para trocas de bens, haveria a necessidade de diferenciar um produto ou serviço de todos os outros concorrentes com ofertas similares!

O que acontece hoje na Internet com o Marketing Digital — no qual o termo “Digital” simplesmente aponta para o uso de tecnologias de captação de dados e da disseminação de comunicações no cenário virtual dos computadores, celulares e tablets — é apenas a resposta mais recente da necessidade de vender (e lucrar) que acompanha a humanidade desde o início da civilização!

Por esse motivo, fica fácil entender que o Marketing não mudou.

O que mudou foi o foco das estratégias de atração, de diferenciação e de convencimento em relação às necessidades do mercado: tanto por parte das empresas quanto, principalmente, por parte do público que consome o que elas oferecem!

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