Assim como o fluxo de pessoas é importante para uma loja física no mundo real, o movimento de gente na Internet é fundamental para qualquer negócio se manter saudável e lucrativo!
A diferença é que no ambiente digital você pode alcançar centenas de milhares de pessoas em poucas horas!
O jeito mais certeiro e consistente de direcionar as pessoas para a loja ou o site da sua marca na Internet é através de um par perfeito: tráfego pago e orgânico!
À primeira vista esses elementos podem parecer opostos, mas você verá nesse guia que não há máximas polarizadas no Marketing Digital: todas as estratégias visam fazer você vender bem mais!
Toda a minha experiência prática criando estratégias de sucesso com o meu time para a Orgânica está aqui — e você aprenderá:
O que é tráfego pago;
O que é tráfego orgânico;
Como aumentar o seu tráfego;
E como maximizar o seu retorno por investimento em Marketing Digital!
Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas
Afinal, o que é tráfego?
Muita gente gosta de falar de tráfego fazendo comparação com as rodovias no trânsito: pistas de ida e de volta nas quais as pessoas transitam para chegar a algum lugar.
Prefiro que você pense em tráfego de um jeito diferente!
Imagine que a Internet é uma praça enorme, de tamanho infinito, contendo absolutamente todo tipo de loja que alguém pode precisar.
As pessoas não estão apenas indo de um ponto ao outro e elas nem sempre sabem para onde vão!
Elas simplesmente caminham pela praça procurando por:
Respostas para dúvidas;
Meios de satisfazer desejos;
Ou jeitos de matar o tédio quando elas não têm mais o que fazer.
Todos os dias, mais de 5 bilhões de pessoas do mundo inteiro andam para lá e para cá nessa praça infinita!
Quer dizer que mais de 65% da população mundial passa a maior parte do dia em busca do que fazer nesse cenário virtual recheado de variedades, do que buscando por recreação no mundo real!
Com tanta gente procurando por uma resposta (ou por uma ideia, um serviço ou produto) que o seu negócio pode oferecer — e com tantas pessoas indecisas esperando que você sugira para elas o que fazer — é de se esperar que você precise criar um jeito efetivo de direcionar a atenção dessa gente para o seu espaço!
É aí que entra a metodologia da gestão de tráfego no Marketing Digital — um jeito de:
Atrair pessoas interessadas no que você tem para oferecer (ou com o potencial de se interessarem pelas suas ofertas);
Capturar quem parece mais aberto a se tornar um cliente pagante dos seus serviços ou produtos;
E converter tais pessoas em fãs fiéis (e compradores frequentes)!
Com tantas pessoas trafegando na Internet, não adianta chamar a atenção de qualquer uma.
De que adianta chamar a atenção de uma pessoa de classe média baixa que mora na Rússia quando o seu produto é uma experiência gastronômica de luxo em um restaurante no Rio de Janeiro?
Até pode haver interesse dessa pessoa no que você tem para oferecer, mas não significa que ela estará qualificada para comprar de você — ela apenas namorará a vitrine!
Para separar o joio do trigo dentre esses bilhões de visitantes passeando no mundo virtual, a gestão de tráfego no Marketing Digital faz o papel de atrair quem realmente pode se tornar um cliente no final das contas.
Os visitantes atraídos e com as maiores chances de se tornarem clientes em potencial são chamados de leads.
É por isso que os leads qualificados para serem convertidos em clientes compõem a métrica mais crítica para o sucesso da sua campanha de publicidade ou autoridade na Internet: a sua taxa de conversão!
Dica: Conquistando clientes: estratégias de qualificação de leads
O que é tráfego pago?
O tráfego pago pode ser obtido usando os canais de terceiros para promover o conteúdo da sua marca enquanto você pagar por eles.
É a famosa Mídia Paga no Marketing Digital — e é por isso que chamamos o tráfego que vem delas de “tráfego pago”.
No exemplo da seção anterior, seria como colocar uma placa gigante no espaço de outra empresa na praça da Internet para chamar a atenção para o seu negócio!
Alguns exemplos desses canais são:
Google Ads;
Instagram Ads;
Meta Ads (antigo Facebook Ads);
LinkedIn Ads;
Twitter Ads;
Sites e blogs (publicidade nativa, banners ou publieditoriais).
Neles, há a possibilidade de segmentar o seu público-alvo que receberá os conteúdos a partir dos dados demográficos e sociais (informações como a localização, o gênero ou a idade da sua audiência, por exemplo).
É o jeito mais rápido de conseguir resultados porque você aparece exatamente nos lugares mais populares por onde o seu cliente ideal já trafega!
Como começar uma estratégia de tráfego pago?
O tráfego pago é um aliado poderosíssimo para fortificar a sua estratégia de vendas na Internet porque tem como foco o público exato que já está buscando as soluções que a sua empresa oferece!
É por esse motivo que um fator crucial para o sucesso de uma estratégia de tráfego pago é a segmentação adequada da sua audiência ideal em grupos de anúncios.
Segmentação é a separação de grupos específicos — com comportamentos, interesses, conscientização sobre a sua marca e dados demográficos similares — dentro do seu público-alvo generalizado.
Através dos grupos de anúncios (que só serão exibidos para os grupos segmentados que você julgar pertinentes) você poderá levar:
Produtos específicos;
Condições especiais de serviços;
E até promoções ou descontos exclusivos!
A segmentação ajuda no aproveitamento máximo do investimento realizado nas campanhas de Marketing Digital e é fundamental para acompanhar detalhadamente os resultados das estratégias — informações preciosíssimas que poderão ser reutilizadas em campanhas futuras!
Tudo isso é feito tendo em mente uma diminuição do seu custo por conversão e o aumento do seu ROAS (o seu Retorno Por Investimento em Publicidade, algo que explicarei melhor daqui a pouco).